Por Wesley Ribeiro
À medida que a digitalização conquista os setores bancário e financeiro, a importância de ter um processo de garantia de qualidade de software eficiente e atualizado é fundamental para as organizações que operam nessas áreas. Este artigo discute, a seguir, as tendências de teste de software que afetam diretamente o setor bancário e financeiro.
Software como meio de reter clientes
O investimento em TI está aumentando, como já vem acontecendo há vários anos. Um setor que abraçou totalmente essa tendência, de aumentar o investimento em sua transformação digital, é o setor bancário e financeiro. Essas engrenagens críticas na economia global estão aproveitando a experiência dos desenvolvedores de software para se manterem competitivos e à frente do potencial da tecnologia disruptiva em todo o setor no horizonte. Toda essa movimentação tem impacto direto no futuro da área de Teste de Software.
Nos últimos anos, este setor procurou usar a tecnologia não apenas para atender às necessidades de seus clientes, mas também para superá-las. Como resultado, os aplicativos móveis e os serviços bancários pela Internet se esforçam para permitir que os clientes tenham acesso inigualável às informações e ao gerenciamento da conta. Isso deu origem a muitos clientes que agora esperam poder comprar facilmente um seguro ou solicitar um empréstimo com apenas um clique.
Como o investimento em tecnologia continua a aumentar e os obstáculos anteriores ao fornecimento de tais serviços migram da agência para seus smartphones, um dos desafios desse movimento é garantir o acesso seguro aos serviços. Assim a prioridade dos testadores de software mudou perceptivelmente. Como os setores financeiro e bancário são fortemente regulamentados e lidam com terabytes de dados confidenciais diariamente, todos os testes devem ser feitos com a segurança em primeiro lugar. Qualquer falha de segurança poderá resultar na perda de milhões para a instituição em questão.
Segurança e Conformidade
A importância da segurança e da conformidade com as leis locais e os padrões internacionais significa que os testes de software e a garantia de qualidade são fundamentais e definitivamente não devem ser negligenciados. O fechamento recente de vários bancos dos EUA, embora não diretamente relacionado aos softwares, dará ainda mais ênfase à conformidade legal e os testadores de software precisarão estar cientes disso.
Infelizmente, para o desenvolvimento de software financeiro, a margem de erro agora é tão próxima a zero que nenhum erro pode ser tolerado. Isso significa que os testes e a garantia de qualidade devem considerar a segurança não apenas de toda a base de código, mas também de fatores como migrações de dados e integrações com a infraestrutura de TI existente.
Uma vantagem para os testadores de software neste aspecto é que, como a indústria depende do que outros setores chamariam de sistemas legados, a integração tecnológica é propositadamente retardada. O objetivo é garantir a integração com sistemas legados existentes, mas, por sua vez, permite que testes completos sejam feitos.
Automação: um salva-vidas para testes especializados
À medida que mais e mais empresas e pessoas podem realizar serviços bancários ou aceder a serviços financeiros através de dispositivos móveis e uma parte significativa da população ainda depende de veículos de pagamento legados, como cartões de crédito e débito, é necessário desenvolver testes especializados. A automação de testes provou ser um salva-vidas nesse aspecto, uma vez que as empresas de testes obtiveram maior precisão nos testes, pois há menos espaço para erros quando os procedimentos automatizados são desenvolvidos corretamente.
Espera-se que esta tendência na automação de testes permaneça no longo prazo, uma vez que os desenvolvedores e testadores de software têm observado tempos de resposta mais rápidos na introdução de produtos no mercado, mesmo em um setor com integração de TI tradicionalmente lenta de tecnologias mais recentes.
É importante ressaltar que, apesar da inegável aplicabilidade da automação em testes de software, não estamos aqui defendendo o fim dos testes manuais, pelo contrário, diante da imensa quantidade de sistemas legados existentes e as integrações que são necessárias, todas as técnicas e metodologias de testes continuam sendo necessárias.
Conclusão
Os setores bancário e financeiro têm sido tradicionalmente lentos em seguir as tendências tecnológicas. No entanto, ao longo dos últimos anos, o que era uma adoção lenta acelerou significativamente à medida que as demandas dos clientes mudaram. É provável que este aumento no ritmo de adoção continue ainda mais rápido nos próximos anos, o que ajudará a melhorar as inovações nos testes de software para enfrentar os desafios futuros.
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Wesley Ribeiro é QA Engineer na DevTrends, analista de TI, apaixonado por inovação e tecnologia. Com experiência em seguradoras e bancos, se dedica a projetos na área de testes de software, atuando no processo de elaboração, modelagem, planejamento, controle e monitoramento e execução dos casos de testes funcionais e automatizados em projetos desktop, web ou mobile.