Como escrever o Relatório de Erros perfeito? Dicas, truques e práticas recomendadas 

Por Wesley Ribeiro 

Quer você seja um profissional de software experiente ou um novato na área, uma habilidade que ajuda no progresso de sua carreira e estimula uma dinâmica de equipe eficiente é escrever Relatórios de erros (Bugs) precisos e eficazes. Um relatório claro e conciso pode ajudar a equipe a reconhecer os problemas prontamente e trabalhar rapidamente para encontrar soluções. 

No entanto, escrever o relatório de erros perfeito nem sempre é tão fácil. Mas não se preocupe, pois este artigo irá guiá-lo por várias dicas e práticas interessantes para auxiliar em sua jornada e dominar a redação de relatórios precisos. 

Escolha o título certo para o seu relatório de erros 

Aplicar um título significativo é uma das primeiras etapas ao redigir um relatório de erros. Esta breve descrição inicial desempenha um papel fundamental para chamar rapidamente a atenção da equipe responsável pelo desenvolvimento de software. 

Portanto, deve resumir o problema de forma precisa e concisa para que qualquer pessoa que o leia possa entender do que se trata em segundos. Por exemplo, em vez de escrever “falha no aplicativo”, tente algo como “O aplicativo falha ao tentar fazer upload de uma foto na página de perfil”. 

Dessa forma, você define expectativas claras sobre quais questões serão exploradas posteriormente em seu relatório. Afinal, o título é a chave que abre a compreensão dos erros que você encontrou. 

Incorpore detalhes essenciais em seu relatório de erros 

Um relatório de erros bem detalhado provavelmente levará a uma resolução rápida. Então comece descrevendo onde você encontrou o problema e quais ações você estava tomando naquele momento. A seguir, explique o efeito do erro na funcionalidade do software e descreva as etapas necessárias para reproduzi-lo, aumentando sua reprodutibilidade. Outras informações essenciais incluem o ambiente (tipo de dispositivo, sistema operacional, versão do navegador, dimensionamento de tela), a data e a hora em que você encontrou o erro. 

A inclusão de todos esses elementos garante que seu relatório forneça uma compreensão abrangente do problema. Além disso, lembre-se de que tudo o que pode parecer trivial para você pode ser altamente significativo para os desenvolvedores; portanto, prefira informações demais em vez de poucas, detalhes são como ouro nesse momento. 

Incluir detalhes cruciais é outro aspecto essencial para redigir um relatório de erros eficiente e preciso. Estar atento ao ambiente em que um erro é encontrado pode ser fundamental para sua replicação e posterior resolução. 

Itens como o tipo de dispositivo usado, o sistema operacional (incluindo a versão) e as especificações do navegador geralmente influenciam a ocorrência de problemas. 

Além disso, anotar a hora e a data em que você encontrou o erro ocasional pode ajudar os desenvolvedores a entender possíveis padrões para essas falhas, especialmente se os cronogramas estiverem correlacionados com certas atualizações ou alterações em seu software. 

Da mesma forma, anote a versão do seu aplicativo ou software onde você percebe o problema. Isso ajuda a identificar problemas específicos da versão com muito mais rapidez. 

Enfatize a gravidade e a prioridade dos problemas organicamente 

Compreender a gravidade e a prioridade de um erro desempenha um papel significativo na rapidez com que ele é resolvido pela equipe de desenvolvimento. 

Em seu relatório de erros, não hesite em retratar honestamente o nível de impacto que um problema está causando na funcionalidade do software. Isso significa que se um erro específico estiver causando interrupções ou obstáculos consideráveis ​​à experiência do usuário, declare isso explicitamente. No entanto, certifique-se de priorizar os erros organicamente com base em sua influência no desempenho geral do software e nunca utilize como base o seu julgamento pessoal. 

Ter um sistema para classificar erros em categorias como “crítico”, “alto”, “médio” ou “baixo” pode ser útil muitas vezes. Essa hierarquia permite uma alocação de recursos mais eficiente para resolver problemas críticos de forma rápida e diligente. 

Fique atualizado com cada etapa do processo de resolução de erros 

Estar envolvido no procedimento de resolução de erros não termina apenas com o relato do problema. É igualmente importante manter-se informado sobre cada etapa da correção do defeito. 

O acompanhamento de seus relatórios mantém você informado sobre as ações que estão sendo tomadas para corrigir esses erros e permite que você forneça detalhes adicionais em tempo hábil, conforme necessário. 

Além disso, conforme os aprimoramentos são feitos ou os patches são implantados, será útil aplicar um teste regressivo, garantindo que nenhum novo problema surja devido a essas alterações. 

Portanto, faça um esforço para comunicar-se ativamente e interagir com sua equipe em todas as etapas da resolução de problemas. Esta abordagem proativa é essencial tanto para aprender quanto para contribuir para práticas de desenvolvimento de software com qualidade. 

Incluir capturas de tela e imagens 

Adicionar evidências visuais, como capturas de tela e imagens, aumenta significativamente a compreensão do seu relatório de erros. 

Eles ajudam a retratar com precisão o contexto em que o problema surge, oferecendo clareza adicional que as palavras por si só podem não ser capazes de fornecer. Uma imagem realmente vale mais que mil palavras ao explicar problemas complexos. 

Ao incorporar recursos visuais, certifique-se de que sejam editados e cortados adequadamente. Remova elementos ou detalhes desnecessários para facilitar o foco dos desenvolvedores no problema em questão. Além disso, é sempre bom ficar atento a informações sensíveis em seu material de captura, lembrando de censurá-los de alguma forma (borrando, riscando as informações), para evitar qualquer problema com políticas de segurança da informação. 

Evite sobrecarregar seu relatório de erros com jargões técnicos 

É crucial ter em mente que nem todos em sua equipe podem ser tecnicamente aptos. Isso significa que eles podem se esforçar para tentar compreender um relatório de erros cheio de vernáculo técnico. 

Embora seja imperativo fornecer detalhes precisos e úteis, esforce-se para redigir seus relatórios em linguagem simples e compreensível. Sua prioridade deve ser clareza e concisão sobre a apresentação de terminologias complexas. 

Lembre-se de que o objetivo principal de um relatório de erros é comunicar os problemas de maneira eficaz entre as diversas divisões de uma equipe – de desenvolvedores a gerentes de projeto. Portanto, evitar o jargão garantirá que todos possam entender e agir rapidamente sobre os problemas relatados. 

Conclusão 

Dominar a arte de escrever relatórios de erros limpos, concisos e abrangentes é uma habilidade inestimável que pode fazer uma diferença significativa em seus esforços de desenvolvimento de software. Embora a criação de relatórios de erros eficientes possa ser desafiadora para iniciantes, você pode fazer isso acontecer com as diretrizes mencionadas acima. 

Lembre-se, cada obstáculo é uma oportunidade de melhorar. Portanto, aproveite cada erro como uma chance de ajustar seu produto de software em direção à excelência! 
 
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Wesley Ribeiro é QA Engineer na DevTrends, analista de TI, apaixonado por inovação e tecnologia. Com experiência em seguradoras e bancos, se dedica a projetos na área de testes de software, atuando no processo de elaboração, modelagem, planejamento, controle e monitoramento e execução dos casos de testes funcionais e automatizados em projetos desktop, web ou mobile. 

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